APROESP Associação de Professores e Servidores Públicos do Magistério Oficial do Estado de São Paulo

Notícias

40 anos da APROESP

A APROESP – Associação de Professores e Servidores Públicos do Magistério Oficial do Estado de São Paulo – foi fundada em 8 de setembro de 1973 e atualmente dispõe de 3.700 associados. São 40 anos de lutas e conquistas, para assegurar aos trabalhadores representação, manutenção dos direitos adquiridos, além da melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais e a valorização dos profissionais da educação.

A Entidade participou ativamente da luta pela liberdade, pelo fim da censura e anistia, características do regime militar instituído no país de 1964 a 1984. A APROESP esteve presente também no movimento Diretas já, série de manifestações populares que pediam eleições diretas para presidente da república e o fim da interferência militar no governo brasileiro. Além da inserção no movimento caras-pintadas, manifestações de estudantes e intelectuais que, do alto de carros de som, clamavam por justiça e por um Brasil melhor, o protesto culminou no impeachment do então presidente Fernando Collor.

Outro papel desempenhado pela Associação é o desenvolvimento de projetos educacionais e destaca o “Projeto Saltimbancos”, ganhador do Prêmio Itaú-Unicef (Educação & Participação), no ano de 1997. A iniciativa teve como objetivo a realização de ações de integração da escola/comunidade em um trabalho de resgate da cultura popular.

A APROESP desenvolveu também o projeto “Escola sem violência = Vitória da Comunidade”, criado com o objetivo de desenvolver um amplo debate com a sociedade no sentido de buscar maneiras para diminuir a indisciplina nas escolas, com um trabalho que visa fortalecer a solidariedade e a compreensão entre alunos e professores, pais e filhos para alcançar o mais apreciável tipo de sucesso: a dignidade do indivíduo, por meio da educação.

Durante os 40 anos de existência, a Instituição lutou e continuará lutando para promover mudanças na sociedade, por meio de iniciativas que possam ser dialogadas com a comunidade, no sentido de buscar melhorias para reverter à realidade em que os alunos e professores estão inseridos, em um busca contínua por um país melhor.

Publicado em Palavra do Presidente

Comente! (0) ↓