APROESP Associação de Professores e Servidores Públicos do Magistério Oficial do Estado de São Paulo

Notícias

A união fazendo a força: cooperativismo e associativismo

O cooperativismo caracteriza-se por uma associação autônoma e voluntária baseada em valores de ajuda mútua, solidariedade, democracia e participação social. Busca satisfazer não somente a necessidade de consumo por um bem ou serviço, mas também a demanda social e educativa da comunidade. Para conseguir bons resultados, a instituição deverá equilibrar sempre os aspectos igualitário e econômico, buscando o aperfeiçoamento das atividades e filosofias. As associações podem ter objetivos diversos, porém sempre mantendo a proposta de ser uma alternativa econômica com fins sociais.

O processo de tomada de decisões em cooperativas acontece por meio de discussões e votações de metas de trabalho conjunto, em assembleias de cooperantes, onde cada indivíduo tem exatamente o mesmo poder de voto do outro. O capital é gerado igualmente por todos e administrado democraticamente, sendo os rendimentos divididos entre os sócios e o excedente destinado para investimentos na própria instituição.

A APROESP (Associação de Professores e Servidores Públicos do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), que é uma entidade classista, possui 40 anos de existência, reconhecida pela forte atuação em projetos sociais e educacionais. A instituição lutou, continuará lutando pela preservação dos direitos conquistados e por novos direitos para os associados, bem como pela qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais, pela capacitação profissional e pelo envolvimento do aluno em uma escola mais atrativa, viva e próxima da realidade.

 


 

Prof. Elias Rahal Neto

É natural de São Paulo, bacharel em Ciências Econômicas e Administrativas pela Universidade São Judas Tadeu. Pós- graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo. Leciona na rede pública de ensino desde 1982.

Publicado em Palavra do Presidente

Comente! (0) ↓