APROESP Associação de Professores e Servidores Públicos do Magistério Oficial do Estado de São Paulo

Notícias

Entenda como funciona a composição de renda nos financiamentos imobiliários

 

Essa pode ser a solução para aqueles que idealizam a casa própria, mas que não possuem a renda necessária para que seja liberado o financiamento pelos bancos e/ou demais instituições financeiras. A composição de renda é mais um recurso que permite a milhares de brasileiros (as) a aquisição do primeiro imóvel, auxiliando na realização de sonhos que só estavam no papel.

O que é a composição e como ela funciona?

Antes de conceder o financiamento de um imóvel, as instituições financeiras realizam a chamada análise de crédito para se certificar de que o requerente possui a capacidade de cumprir com o compromisso financeiro que está assumindo. Essa etapa é importante para resguardar ambos os agentes envolvidos, porque assegura menores riscos às instituições e, ao mesmo tempo, reduz a possibilidade de um endividamento futuro por parte do comprador.

Porém, sonhos não precisam ser desmantelados caso a renda não seja suficiente, especialmente, quando se trata de uma pequena quantia. A composição entra justamente aí, como uma alternativa, uma operação que permite a soma de duas ou mais rendas para que seja possível alcançar as exigências para o financiamento. É permitido se apresentar à instituição bancária junto com outra pessoa, cônjuge ou até um amigo (a), que também será responsável por quitar as parcelas.

Quem pode participar?

As regras sobre a participação podem variar de acordo com o banco escolhido, mas na maioria dos casos não há restrições quanto às pessoas que farão a composição.

Como funciona a renda combinada no Minha Casa Minha Vida?

O Minha Casa Minha Vida considera a renda familiar mensal bruta, isto é, a soma da renda bruta comprovada, formal ou informal, de todas as pessoas que residirão no imóvel. É possível ainda usar o FGTS de cada um dos componentes que participarão da composição de renda, o que facilita ainda mais na conquista da casa própria.

De quem é a propriedade?

Será de todos aqueles envolvidos na composição. Por isso, é preciso muito cuidado e análise quando convidar alguém para realizar o financiamento. No caso do endividamento de algum deles ou da inadimplência das parcelas, há o risco de penhora.

Por isso, não perca essa chance!

Conheça dois empreendimentos que têm a composição de renda como um de seus recursos, por meio de financiamentos habitacionais dos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista. O Residencial Casa Grande e o Condomínio Altos Bela Vista nasceram de parcerias firmadas entre APROESP e KSE Empreendimentos Imobiliários Ltda e APROESP e Vicon – Vitória Construções Ltda, respectivamente, e oferecem subsídios de até R$ 27.500 para servidores públicos estaduais associados. Clique aqui e saiba mais

Publicado em Notícias

Comente! (0) ↓