APROESP Associação de Professores e Servidores Públicos do Magistério Oficial do Estado de São Paulo

Notícias

INCC: o que é, como é calculado e como ele influencia na compra de imóveis na planta

 

O primeiro índice oficial da construção civil no país é pouco debatido nas negociações e poucos sabem, mas ele tem impacto direto no valor do imóvel.

O que é INCC?  

O INCC ou Índice Nacional de Custo da Construção é o índice que mede a variação dos custos envolvidos na construção habitacional. Para calculá-lo, são apurados os custos de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra. O seu valor influencia na parcela dos financiamentos de imóveis na planta e, portanto, deve ser incluído nos cálculos de quem está à procura da primeira casa própria.

Criado pela Fundação Getúlio Vargas, sua primeira apuração foi em 1944, mas só começou a ser divulgado em 1950.

Como o INCC é calculado?

O índice é composto pela média ponderada dos dados coletados em sete importantes capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. Os valores de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra são considerados e, dentro disso, o custo de materiais é dividido em três grupos: estruturais, instalações e acabamentos. A FGV obtém esse dado a partir de orçamentos analíticos de empresas de engenharia civil.

O Índice é dividido em dois grupos: O primeiro deles é o dos materiais, equipamentos e serviços. Esse grupo representa aproximadamente 54% do INCC. Os 46% restantes fazem parte do grupo mão de obra. 

Como ele influencia? 

Primeiro, é importante entender que ao comprar um imóvel na planta, você não está apenas comprando um apartamento, você está financiando a construção desse empreendimento. Essa construção está sujeita à variação do custo dos materiais, equipamentos e serviços utilizados e, por este motivo, o INCC é usado para reajustar o saldo devedor durante essa fase. O reajuste ocorre todos os meses, até que a obra seja finalizada ou o saldo devedor seja quitado durante o período de construção.

Gostou? Saiba agora como realizar o sonho da casa própria 

Agora que você já sabe como funciona o INCC, você não terá surpresas ao financiar um imóvel. Estude cada possibilidade para ter a certeza de fazer o melhor negócio. Conheça os empreendimentos Condomínio Altos Bela Vista e Residencial Casa Grande, da APROESP, em parceria com a KSE Empreendimentos Imobiliários Ltda e a e a Vicon – Vitória Construções Ltda, que oferecem subsídios de até R$ 27.500 para servidores públicos estaduais associados à entidade. 

Publicado em Notícias

Comente! (0) ↓