APROESP Associação de Professores e Servidores Públicos do Magistério Oficial do Estado de São Paulo

Notícias

Precisa de estabilidade financeira?

 

Entenda como a compra de um imóvel pode te ajudar

a ter maior controle dos gastos

Acessíveis, imóveis dos Residenciais Altos Bela Vista e Casa Grande convergem com ideias de um estilo de vida moderno, equilibrando desejos, necessidades e possibilidades financeiras dos futuros moradores. Prazo estendido, juros baixos, subsídios dos programas habitacionais, além da possibilidade de uso do do FGTS como forma de pagamento, são incentivos para que as famílias saiam de vez do aluguel e adquiram sua primeira casa.

Pensando nisso, nós sugerimos a adoção de alguns hábitos que vão te auxiliar na conquista da casa própria e de uma maior estabilidade financeira:

Planejamento

Monte um planejamento financeiro. Coloque tudo na ponta do lápis e veja exatamente como o seu dinheiro é gasto. É importante separar, de maneira objetiva, aquilo que é destinado para cobrir as despesas rotineiras (como água, luz, aluguel e internet) e o que deve ser reservado para gastos imprevisíveis, como um defeito no carro ou um problema de saúde, por exemplo. Anote no seu caderno ou, se preferir, utilize a tecnologia a seu favor. Para os mais “modernos”, existem vários aplicativos nos computadores e celulares que ajudam na organização das finanças.

Prioridades

Depois que souber onde é que o seu dinheiro é gasto, chegou a hora de estabelecer as prioridades. Aqui, talvez, você tenha que abrir mão de alguns “luxos” e/ou maus hábitos. Tente perceber o que pode ser dispensado (ou diminuído) nas despesas para formar uma “gordura” necessária para a compra do imóvel dos seus sonhos. Faça uma poupança. Qualquer valor já auxilia na formação de um pé-de-meia que poderá ser utilizado de diversas formas.

Financiamento como ferramenta

Pode ser que você tenha economizado o suficiente para a entrada (ou sinal) do imóvel, é verdade. Naturalmente terá que recorrer ao financiamento imobiliário para pagar o restante da habitação, não é? Mas fique tranquilo! Além do subsídio dos programas Minha Casa Minha Vida e do Casa Paulista do Servidor Público (através da Agência Paulista de Habitação) e do prazo de 30 anos para pagar, você pode utilizar o próprio Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como parte do pagamento.

Conquista

Uma vez adquirido o primeiro imóvel, você ganhará “de bônus” a capacidade de gerir as próprias finanças com maior atenção, o que é imprescindível na sua busca pela estabilidade. O pagamento do aluguel será então substituído por parcelas mensais do financiamento imobiliário, é verdade, mas por algo que, assim que quitado, será seu, o que traz satisfação e tranquilidade. Mais importante do que isso é o crescimento do seu patrimônio, com um bem que pode ser revendido, em um futuro próximo, ou até mesmo ser fonte de renda, através da locação para terceiros.

Por fim, seguindo esses passos, a probabilidade do sonho da casa própria deixar o campo da imaginação, para se materializar como uma realidade, é muito maior.

Interessado na aquisição de um imóvel enquadrado nessa modalidade? Associe-se à APROESP, que oferece uma série de benefícios aos seus associados por um investimento de R$ 32,02 mensais. Aos já associados, ACESSE AQUI o formulário de “Interesse de Compra”, primeiro-passo para a aquisição.

Publicado em Notícias

Comente! (0) ↓