APROESP Associação de Professores e Servidores Públicos do Magistério Oficial do Estado de São Paulo

Notícias

Saiba quais são os 7 princípios do Associativismo

 

O Associativismo é regido por princípios fundamentais que, quando colocados em prática, permitem às Associações exercer um papel transformador e único na sociedade. Além de unir pessoas, ou profissionais, que procuram alcançar objetivos comuns, estabelecendo personalidades jurídicas próprias e sem interesses econômicos, o associativismo representa forma de expressão e exercício da cidadania, da liberdade e da vida democrática.

Princípio da Adesão Voluntária e Livre

Organizações voluntárias e abertas a quem está disposto a aceitar as responsabilidades enquanto sócio, as Associações não fazem distinções sociais, de gênero, raciais, políticas e religiosas. Ao contrário disso, são abertas à pluralidade e diversidade de ideias e pessoas.

Princípio da Gestão Democrática pelos Sócios

Um dos pilares dessas organizações, a visão democrática, estabelece que todos os sócios possuem o mesmo tamanho e importância para as Associações, participando de forma ativa e colaborativa na tomada de decisões.

Princípio da Participação Econômica dos Sócios

Ainda que as Associações não possuam como uma de suas finalidades o enriquecimento próprio, e sim colaborar com a melhora na qualidade de vida de seus associados, elas dependem da contribuição financeira e equitativa entre os seus membros, geralmente, através da cobrança de mensalidades bastante acessíveis.

Princípio da Autonomia e Independência

As Associações são organizações autônomas e de ajuda mútua, possuem um conselho e uma estrutura administrativa, inclusive com funcionários registrados. Elas podem entrar em um acordo operacional com outras entidades, inclusive governamentais, visando possibilitar o acesso de seus associados a programas sociais do governo e/ou desenvolvendo as próprias iniciativas em prol da sociedade.

Princípio da Educação, Formação e Informação

É uma das premissas das Associações proporcionar educação e formação a seus associados, dirigentes eleitos e administradores, de modo a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pessoal de cada um.

Princípio da Interação

As Associações podem interagir entre si e têm também a responsabilidade de fortalecer o movimento associativista, se trabalharem juntas, através de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais, e no fomento à prática.

Princípio do Interesse pela Comunidade

Mais do que fortalecer um determinado grupo, as Associações também trabalham pelo desenvolvimento sustentável das suas comunidades, municípios, regiões, estados e país através de políticas sociais aprovadas por seus membros.

Que tal associar-se à APROESP, por apenas R$ 34,90 mensais, e poder contar com benefícios como Convênio Médico, Convênio Odontológico Uniodonto, Assessoria Jurídica e até um EMPREENDIMENTO HABITACIONAL EXCLUSIVO para os servidores públicos estaduais? Acesse aqui e saiba mais.

Publicado em Notícias

Comente! (0) ↓
× Como posso te ajudar?