APROESP Associação de Professores e Servidores Públicos do Magistério Oficial do Estado de São Paulo

Notícias

Vamos discutir os rumos do Ensino Superior?

 

Estar à frente de uma Instituição de Ensino Superior é um desafio. Ser responsável pela qualidade de ensino que formará os futuros profissionais do nosso país é uma grande responsabilidade.

No Brasil, são cerca de 8,2 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação, de acordo com dados do Censo do Ensino Superior 2017, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 20 de setembro.

O crescimento dos cursos a distância (EaD) é uma realidade que, nos últimos dez anos, aumentou 226% e atende 1,7 milhão de alunos no país. Os cursos de formação de tecnólogos também ganham cada vez mais a preferência dos alunos. De acordo com o Censo, o aumento na procura dos cursos tecnológicos foi de 5,6% em 2017. Essas amostragens revelam uma mudança no cenário, no qual os estudantes buscam uma formação mais flexível, financeiramente viável e em tempo mais curto.

Por outro lado, a graduação presencial ainda é a mais procurada. Na comparação entre cursos presenciais e os do EAD, o primeiro atende 67% dos alunos, enquanto a modalidade a distância é a opção de 33% dos estudantes.

A pesquisa revela ainda que as mulheres são a maioria nas salas de aula. Elas estão em primeiro lugar nas três etapas da jornada acadêmica: o ingresso, a matrícula e a conclusão.

Esse trabalho realizado pelo Inep, que apresenta uma variedade de outros dados, revela como está a Educação Superior em nosso país. Os indicadores revelam mudanças e cabe a nós, gestores, estar atentos às variações desse cenário e preparar nossas instituições para atender e acompanhar esses novos rumos.

Conhecer essa realidade e entender as necessidades do mercado de trabalho é nossa missão. Trazer tecnologia e inovação para as salas de aula e pensar na educação continuada de nossos professores são papéis de quem está à frente das universidades, faculdades e centros educacionais.

Afinal de contas, somos responsáveis pela formação dos futuros profissionais do nosso país.

Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes é Reitora da Universidade de Taubaté

Publicado em Notícias

Comente! (0) ↓
WhatsApp