Piaget e as fases das crianças

Jean Piaget
Jean Piaget foi um renomado psicólogo suíço que revolucionou o estudo do desenvolvimento cognitivo infantil.
Ele propôs a teoria das quatro fases do desenvolvimento intelectual da criança, sendo elas: sensoriomotora, pré-operatória, operações concretas e operações formais.
A fase sensoriomotora abrange os primeiros 2 anos de vida da criança.
Nessa fase, ela explora o mundo principalmente através dos sentidos e de movimentos físicos básicos como agarrar objetos e engatinhar.
A linguagem começa a se desenvolver ao final dessa fase.
Na fase pré-operatória, que vai dos 2 aos 7 anos, as crianças já possuem habilidades linguísticas mais avançadas e são capazes de utilizar símbolos para representar objetos e situações.
No entanto, ainda possuem dificuldades em entender a perspectiva dos outros e em pensar logicamente.
A terceira fase é chamada de operações concretas e ocorre dos 7 aos 11 anos.
Nesse período, as crianças começam a compreender conceitos lógicos como conservação de quantidade e reversibilidade de operações.
Também são capazes de realizar tarefas mais complexas e entender relações de causa e consequência.
Por fim, na fase das operações formais, que ocorre a partir dos 12 anos até a idade adulta, as pessoas adquirem habilidades para pensar racionalmente sobre problemas hipotéticos e abstratos.
Elas conseguem lidar com ideias complexas, fazer deduções lógicas e entender diferentes pontos de vista.
Entender as fases do desenvolvimento infantil propostas por Piaget é fundamental para auxiliar no processo de educação e adaptação ao aprendizado das crianças.
A partir desse conhecimento, é possível direcionar atividades e estímulos adequados a cada fase, contribuindo para um desenvolvimento intelectual saudável e completo.
Piaget deixou um legado importante que até hoje influencia a área da psicologia educacional.
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